Obra de Fabian Perez, maravilhoso artista argentino |
Na Turquia, a dança era uma das profissões ciganas mais características. O cortejo das tropas de Constantinopla que desfilou para sultão Mourad IV, no século XVII, tinha uma seção de músicos e uma seção de dançarinos, entre os quais inúmeros ciganos.
A Farsa das Ciganas, de Gil Vicente, em Portugal, apresentada em 1521, mostrava quatro mulheres ciganas que cantavam e dançavam.
Foi na Espanha, entretanto e, sobretudo nas terras do sul, no antigo reinado de Granada, que a dança cigana floresceu em seu terreno mais fértil. De seu encontro com a arte árabe nasceria o inigualável flamenco da Andaluzia.
Obra de Andrew Atroshenko |
Obra de Fabian Perez |
A cigana e seu Pandeiro na dança cigana, aparece com a influência da música e dança cigana russa e húngara. Os pandeiros possuem como enfeite, fitas coloridas.
Na Dança cigana você elimina a tristeza, depressão, desamor, sentimento de fracasso, timidez e rompe suas barreiras. Na dança cigana você se encontrará com seu eu interior, tornando-se muito mais feliz.
OS QUATRO ELEMENTOS NA DANÇA CIGANA
O Povo Cigano é quem melhor conhece e convive com os 4 elementos da Natureza: ´ Água, Fogo, Terra e Ar. Eles por serem muito livres e estarem sempre em contato com a Natureza, se sentem parte fundamental dela. Os 4 Elementos da Natureza são usados em sua dança. Eles dançam com os pés descalços, para que seus pés toquem a terra, de onde recebem energia e força, pois a terra é sustentação, equilíbrio e força. Nas fogueiras, em suas festas, eles tem contato com o elemento fogo que dá iniciativa, vida e sensualidade. A água utilizada em seus chás, em rituais, serve como desbloqueio das emoções. Dançando a respiração fica ofegante, os xales e lenços voam, rodopiam e neles está a presença do elemento Ar. A Dança Cigana é uma maravilhosa forma de celebrarmos a da Vida e brindarmos a Natureza.
Dance e se solte neste ritmo contagiante, celebrando a alegria de viver, descobrindo seu corpo, criando harmonia entre seu corpo, sua mente e seu espírito. Prepare-se arrume-se para dançar. Desfrute do prazer de se enfeitar com: brincos, pulseiras, roupas soltas e coloridas, flores no cabelo. Tenha consciência de sua existência e da importância dela para você, para o Mundo e para o seu Criador.
Obra de Renata Domagalska |
Antes de iniciar a dança cigana, há uma preparação individual ou coletiva, onde se faz um aquecimento e alongamento, evitando assim dores musculares.
Carmem - Espaço Sara Kali |
Nenhum comentário:
Postar um comentário