AME, ACREDITE, FAÇA E VIVA O HOJE!

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ONTEM (já passou) e o outro se chama AMANHÃ (que ainda não chegou), portanto HOJE é o dia certo para AMAR, ACREDITAR, FAZER e, principalmente, VIVER." ( Dalai Lama)

".... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido." ( Dalai Lama)
"A pequena palavra AMOR pode conter a vida."(Osho)

" Deus Dorme nas pedras, respira nas plantas, sonha nos animais, desperta nos homens."
(Aforisma Indiano)

" A Vida nem sempre segue a nossa Vontade, mas é perfeita naquilo que tem que ser"
(Chico Xavier)

" Nunca devemos invejar ninguém, devemos batalhar muito e construir nosso espaço no Universo. Todos temos capacidade para criar, crescer, vencer, sem precisarmos menosprezarmos ou querermos prejudicar os outros. E que Deus esteja sempre conosco."
Carmem

" Quando todos os dias ficam iguais, é porque deixamos de perceber as coisas boas que acontecem em nossas vidas"
Paulo Coelho

" Se a Vida te joga para baixo, olhe para cima."
(Desconheço o autor)

"As melhores coisas não podem ser vistas, nem tocadas, mas sim sentidas no coração."

Helen Keller

JUNTE-SE A NÓS, ORGANIZAMOS NOSSOS ENCONTROS E VOCÊ PODE PARTICIPAR. E PODEMOS LEVAR TODA NOSSAS CORES E ALEGRIA PARA SEU EVENTO.

GRATA POR SUA VISITA!
Carmem Sara Kali.






















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































TENDA DE SARA KALI

TENDA DE SARA KALI
EVENTOS, DANÇAS, CHÁS E TERAPIAS

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A DANÇA CIGANA ATRAVESSA OS TEMPOS E CHEGA ATÉ NÓS







Obra de Fabian Perez, maravilhoso artista argentino



As Danças ciganas sempre foram atrações especiais nas cortes européias. A corte francesa foi a sua maior admiradora.Os dançarinos ciganos, se apresentavam no castelo de Fontainebleau e na residência da marquesa de Sévigné, desde o tempo de Henrique IV. Em O Casamento Forçado, Moliére, introduz no palco um grupo de ciganos e ciganas dançando com seus pandeiros. E em uma das apresentações, o próprio Luís XIV dançou vestido de cigano.

Na Turquia, a dança era uma das profissões ciganas mais características. O cortejo das tropas de Constantinopla que desfilou para sultão Mourad IV, no século XVII, tinha uma seção de músicos e uma seção de dançarinos, entre os quais inúmeros ciganos.

A Farsa das Ciganas, de Gil Vicente, em Portugal, apresentada em 1521, mostrava quatro mulheres ciganas que cantavam e dançavam.

Foi na Espanha, entretanto e, sobretudo nas terras do sul, no antigo reinado de Granada, que a dança cigana floresceu em seu terreno mais fértil. De seu encontro com a arte árabe nasceria o inigualável flamenco da Andaluzia.







                     















                                 A Dança cigana tem grande poder, como um ritual ou uma magia. Nas coreografias você poderá usar: lenços, leques, xales, pandeiro, punhal, echarpe, rosas ou simplemente os movimentos suaves de suas mãos. As músicas são melodiosa e cheias de energias, são vibrantes. Existem muitos ritmos como: Cigano Flamenco, Húngaro, Russo, Português ou Romeno. Independente do ritmo, os movimentos são firmes, suaves, vibrantes, cheios de harmonia. O Olhar é altivo, sensual e brilhante, com ombros bem posicionados, giros nas saias amplas e coloridas. As ciganas costumam usar 3 saias sobrepostas.Algumas usam 7 saias de tecidos leves e coloridos. As danças podem ser em grupo ou solo. As danças solos oferecem mais facilidade para criar  e improvisar, enquanto as danças em grupo pedem coreografias mais elaboradas.



Obra de Andrew Atroshenko
Com o leque a cigana trabalha a sedução, a conquista e a sensualidade, pois seu rosto atrás do leque colorido, exibe apenas o mistério no olhar. E o leque quando movimentado pelas mãos, mostra o poder e o mistério da feminilidade e a força em seduzir.


Obra de Fabian Perez

 A cigana e seu Pandeiro na dança cigana, aparece com a influência da música e dança cigana  russa e húngara. Os pandeiros possuem como enfeite, fitas coloridas.

                                 Na Dança cigana você elimina a tristeza, depressão, desamor,  sentimento de fracasso, timidez e rompe suas barreiras. Na dança cigana você se encontrará com seu eu interior, tornando-se muito mais feliz.
  


                                     OS QUATRO ELEMENTOS NA DANÇA CIGANA 




       O Povo Cigano é quem melhor conhece e convive com os 4 elementos da Natureza: ´ Água, Fogo, Terra e Ar. Eles por serem muito livres e estarem sempre em contato com a Natureza, se sentem parte fundamental dela. Os 4 Elementos da Natureza são usados em sua dança. Eles dançam com os pés descalços, para que seus pés toquem a terra, de onde recebem energia e força, pois  a terra é sustentação, equilíbrio e força. Nas fogueiras, em suas festas, eles tem contato com o elemento fogo que dá iniciativa, vida e sensualidade. A água utilizada em seus chás, em rituais, serve como desbloqueio das emoções. Dançando a respiração fica ofegante, os xales e lenços voam, rodopiam e neles está a presença do elemento Ar. A Dança Cigana é uma maravilhosa forma de celebrarmos a da Vida e brindarmos a Natureza.
       Dance e se solte neste ritmo contagiante, celebrando a alegria de viver, descobrindo seu corpo, criando  harmonia entre seu corpo, sua mente e seu espírito. Prepare-se arrume-se para dançar. Desfrute do  prazer de se enfeitar com: brincos, pulseiras,  roupas soltas e coloridas, flores no cabelo. Tenha consciência de sua existência e da importância dela para você, para o Mundo e para o seu Criador.



Obra de Renata Domagalska


                          Antes de iniciar a dança cigana, há uma preparação individual ou coletiva, onde se faz um aquecimento e alongamento, evitando assim dores musculares.
                         
                    
Carmem - Espaço Sara Kali




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário